Colégio Nossa Senhora de Lourdes

Transparência e Seriedade na Gestão Financeira

Lavras, 26 de março de 2020

ASSUNTO: TRANSPARÊNCIA E SERIEDADE NA GESTÃO FINANCEIRA

Srs. Responsáveis,

Inicialmente, queremos agradecer a compreensão e o entendimento de todos neste delicado momento. Nossa intenção é cumprir fielmente o compromisso firmado no contrato de prestação de serviços educacionais e estarmos com os senhores, mesmo à distância.

Considerando os efeitos da pandemia causada pelo surto da COVID-19 e a necessidade premente de encontrarmos meios possíveis para minimizar os impactos futuros, gerados pelas determinações legais do cumprimento do isolamento social, que culminou com a suspensão das aulas presenciais, temos a esclarecer o que se segue:

  • Esse é um momento ainda não vivenciado pela grande maioria da população mundial, tal a extensão da pandemia. Tudo que é novo nos exige informações, adaptações, resiliência e doses extras de otimismo e esperança.
  • A prioridade imediata é garantir a saúde e o bem-estar da comunidade escolar e, consequentemente, da população em geral, razão pela qual as aulas estão suspensas.
  • A preocupação com o calendário é evidente, mas ainda é prematura uma tomada de decisão. O Ministério da Educação, as Secretarias Estaduais, os Sindicatos e o Ministério Público estão dialogando para encontrar soluções relacionadas à reposição do calendário e a administração financeira de todo país.
  • Ainda não há decisão segura e definitiva sobre as determinações legais que serão oficialmente aplicadas, mesmo que algumas opções já tenham sido apontadas pelos órgãos competentes, como a ampliação de calendário para a conclusão de dias letivos, o oferecimento de aulas virtuais para os segmentos de Ensino Fundamental e Médio, a antecipação de férias e feriados etc. Aguardaremos as orientações oficiais.

Ressaltamos, ainda, que as atividades escolares serão devidamente prestadas com o ensino por meio de atividades pedagógicas não presenciais e todas as ferramentas tecnológicas necessárias serão utilizadas em favor dos nossos alunos, adequando-nos a esta nova realidade e contando, também, com o apoio e a solidariedade dos senhores nesta fase que requer cuidados especiais, sendo que, todos os nossos compromissos serão cumpridos e não faltarão esforços de nossos colaboradores e investimentos de nossa  parte.

Enquanto as turmas de Ensino Fundamental e Médio iniciarão as atividades pedagógicas não presenciais, as turmas de Educação Infantil, de acordo com o que preconiza a deliberação em vigor, terão as aulas repostas conforme calendário oficial a ser divulgado ao final do período de reclusão. No entanto, o Colégio de Lourdes,  acreditando na necessidade pedagógica de manter as potencialidades de nossos alunos mobilizadas e em pleno desenvolvimento, oferecerá uma grade de atividades não presenciais e as orientações para que as famílias consigam mediar as aprendizagens de seus filhos enquanto aguardamos a possibilidade de retomada do trabalho presencialmente.

A escola está trabalhando e estudando para que não ocorram prejuízos pedagógicos. Tudo passará e com a graça de Deus logo estaremos juntos, com todo serviço presencial, relacionamentos e afetos.

A situação é de insegurança e incertezas, são sentimentos e verdades incontestáveis. Mas todos estamos envolvidos em uma situação inédita, confiemos na misericórdia Divina, tenhamos fé.  

Graças a Deus e aos senhores, nossas equipes de 45 professores e 41 funcionários estão com os seus salários em dia, estão prontos para atendê-los da melhor forma possível, considerando as limitações impostas a todos. Desejamos conservar o vínculo empregatício dos nossos professores e funcionários.

Temos, sob nossa responsabilidade financeira, diversos contratos: serviços contábeis e congêneres, sistema escolar acadêmico de secretaria e tesouraria, manutenção de câmeras e aparelhos, pessoal de comunicação e tecnologias da informação, seguro escolar, medicina do trabalho, serviço de apoio jurídico, despesas e tarifas bancárias, manutenção dos aplicativos de comunicação… a lista seria enorme se pudéssemos aqui elencar. Peçamos a Deus a graça de honrarmos com nossos compromissos com as pessoas a nós vinculadas; os bastidores são grandes, mas a graça de Deus é maior.

Também comunicamos que demos férias para o pessoal de apoio [disciplinarias, serviços gerais e outros] para que, após retorno das atividades, eles possam estar inteiramente dedicados aos cuidados dos vossos filhos. É um custo alto para o momento, mas a medida intenciona total disposição para o retorno de reposição.

Peçamos à nossa Mãe, Senhora de Lourdes, padroeira da nossa Escola, que lance sobre nós o seu olhar de amor e nos agasalhe sob seu manto de proteção, com serenidade, neste momento tão singular de nossa história.

Que Deus abençoe a todos e nos conceda sempre a saúde tão almejada e necessária para todos.

Copiosa bênção,

Ir. Nilza Borges Constantino 

Direção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?