A nova página Pastoral Vocacional, no site da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade (www.ciansp.com.br), oferece elementos para ajudar os jovens a entender, identificar e vivenciar sua vocação específica e nela buscar a santidade. As orientações também são disponibilizadas em formato de podcasts num canal exclusivo no Spotfy e em vídeos com depoimentos das irmãs da Congregação.

Vocação, derivado do latim “vocare”, significa chamado. Um chamado de Deus. Há chamados para diferentes formas de vida na Igreja: os leigos, os que contraem matrimônio, os sacerdotes e as pessoas que se consagram na vida religiosa. Entenda-se por santidade o chamado de Deus à vida cristã, dedicada à oração, caridade e acolhimento. “É comum os jovens acharem que o chamado para a vida religiosa envolve apenas sacrifício. Ao contrário, ela é repleta de realizações, liberdade e felicidade, cada escolha tem suas belezas e desafios”, explica Irmã Jéssica Luana.

No site existe, ainda, um canal direto, via Whatsapp, para acolher, esclarecer dúvidas e ajudar os jovens a discernir sobre sua vocação. “A ação da Pastoral Vocacional não é de convencimento, mas de orientação. O propósito é ajudar os jovens a protagonizar suas escolhas”, diz a religiosa. “As histórias vocacionais são únicas, não tem padrão, tudo depende do chamado de Deus na vida de cada um. O que é importante que os jovens saibam é que uma vida de alegria, responsabilidades e grandes realizações ”, finaliza irmã Jéssica.