Aulas e atividades escolares em casa passaram a ser uma realidade para estudantes de muitos países durante o período de distanciamento social. A Rede Piedade de Educação disponibilizou vídeo e ebook com dicas valiosas da psicopedagoga Isabela Toledo, que orientam o caminho para o sucesso do ensino autônomo e, assim, manter em dia a aprendizagem.
Confira as orientações:
1. Estabeleça uma rotina. É importante estudar diariamente, por um tempo estabelecido, todos os dias na mesma hora.
2. Estude num lugar adequado. Não vale na cama, no chão, no sofá. Os estudos devem ser feitos numa escrivaninha ou mesmo na mesa de jantar, desde que esteja limpa e organizada apenas para essa finalidade.
3. Desligue o celular. Isso vale também para a televisão. É importante estar bem concentrado para ter o rendimento esperado.
4. Ao final de cada período de estudo, faça resumos. Essa prática sistematiza as ideias, cria mapas mentais e ajuda a memorização. Não precisam ser extensos, mas devem mencionar o essencial dos conteúdos.
5. Não esqueça o lazer. Durante as horas dedicadas ao estudo são permitidas apenas pequenas pausas, mas depois da missão cumprida é de grande importância para a saúde mental manter-se ativo. Vale jogos, filmes músicas, séries e até bater uma bolinha.
6. Dica extra! No vídeo, Isabela oferece uma orientação extra que fará diferença na fixação do conteúdo da aula… assiste lá!

Este e outros vídeos,além de ebooks, fazem parte de uma série que a Rede Piedade de Educação está disponibilizando, com conteúdos cuidadosamente elaborados por seus profissionais de educação para esclarecer famílias acerca de questões que surgem a partir dessa realidade inédita. Os temas vão desde orientações para o melhor rendimento acadêmico, treinamento de professores e até o alívio das tensões geradas neste momento singular.

Clique aqui para baixar o PDF.