Monsenhor Domingos foi um escolhido de Deus para fazer a diferença na vida das pessoas. Grande parte de sua vida foi dedicada a aliviar sofrimentos e espalhar o bem. Em sua biografia, há passagens explícitas da intercessão divina em sua obra, como quando, preocupado com o futuro de sua missão de acolher e cuidar das crianças, pediu ao Pai e à Nossa Senhora pela causa. Em pouco tempo, foi procurado por doze jovens, que se formaram professoras no Asilo São Luís, com o propósito de iniciar a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade e seguir o incessante trabalho em prol da saúde e educação dos pequenos.

Em seis de março é o aniversário de morte do religioso, data que futuramente estará no calendário oficial da Igreja Católica, já que o bom homem está em processo de beatificação no Vaticano.

A Congregação da Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, a CIANSP, segue dando continuidade aos ideais de igualdade e fraternidade que conduziram seu fundador. Além do ensino integral de excelência, que oferece formação acadêmica, humana e cidadã em todas as instituições de ensino da rede, a congregação atravessa fronteiras em sua missão evangelizadora. Benguela, em Angola, receberá, em breve, um centro comunitário que oferecerá apoio espiritual e social à comunidade. Mais adiante, será implantado um centro esportivo e cultural. A última etapa da obra prevê a instauração de uma escola que terá também um núcleo  para a formação de professores. “Auxiliando esse povo forte e persistente homenageamos nosso fundador, cuja vida foi dedicada à promoção da justiça e da igualdade”, conta a madre superiora da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, Teresa Cristina Leite.

A missão

O Servo de Deus Domingos Evangelista Pinheiro entendia o ser humano como portador do coração de Deus e, assim, queria que toda pessoa tivesse oportunidade de se desenvolver, de ser respeitada e de atuar na sociedade para a construção de um mundo mais justo para todos. Assim, em uma sociedade machista, olhou, com especial cuidado, para as mulheres e para as filhas libertas de escravas que eram separadas de seus pais após a Lei do Ventre Livre e, com ação misericordiosa, proveu o necessário para que pudessem se tornar pessoas livres e com o prestígio que mereciam.