Ex-aluno, Padre Fábio de Melo, enaltece diferenciais dos colégios da Rede Piedade de Educação em live exclusiva

Na estreia do programa +Vida, projeto da Rede Piedade de Educação, o ex-aluno Padre Fábio de Melo, levou sua palavra a mais de 6 mil espectadores que assistiram à live no dia 12 de maio, transmitida, simultaneamente, nos canais de YouTube dos colégios.

Em um programa dinâmico com participação de representantes dos colégios, Padre Fábio respondeu às perguntas de Irmãs, vice-diretora, coordenador e estudante da Rede. Em vários momentos, o diferencial do ensino promovido pelos colégios da Rede Piedade foram enaltecidos pelo ex-aluno.

“Na formação dos colégios católicos, você tem a oportunidade de colocar os valores cristãos na prática de uma vida educacional: está ali naquele currículo oculto. Aqui, ensinamos Matemática, Química, Física etc. e potencializamos os filhos de vocês para que eles tenham condições de enfrentar o mundo, passar nos vestibulares da vida, nos Enems, mas queremos deixar neles uma marca de caráter cristão; que se sintam amados pelas Irmãs, que estão à frente desta obra. Fazemos de tudo para que os professores também entrem nessa mística de ser um ensino amoroso e que façam o esforço diário de colocar, no coração dos alunos, valores que possam repercutir na vida deles mais tarde. Uma vida valorosa nos capacita para muitas coisas! Falar de um Deus que é amor é entrar nestas instâncias práticas da vida, é propor, às pessoas que estão sob nossa responsabilidade, esta feliz oportunidade de ser colocada diante de um Deus que é amor e misericórdia. Quando aprendemos que Deus é amor e misericórdia, aprendemos que temos que ser também”, relatou Padre Fábio de Melo.

Durante o evento, Padre Fábio pode conversar e rever duas de suas professoras, Irmã Nilza Borges e Irmã Ribamar Mendonça. Nesta primeira edição do programa +Vida, Madre Teresa Cristina Leite, superiora da Congregação, e Irmã Márcia Santiago, diretora do departamento de Educação da CIANSP foram as anfitriãs e mediadoras, enquanto o relações-públicas da Rede, José Alessandro, apresentou o evento.

Próximo ao final da live, ao assistir ao vídeo com cenas de seu colégio e rever o primeiro palco onde se apresentou sozinho e fotos de sua adolescência, as lágrimas vieram à tona. “Eu olhava para esta imagem de Nossa Senhora da Piedade e não imaginava a grandeza que essa devoção tomaria na minha vida. Foi nesse teatro que fiz amigos pra vida toda. Passei pelas principais casas de show do país (…) a música me levou a lugares inimagináveis, mas tudo começou aí”, relatou o Padre.

No encerramento, recebeu homenagem com uma apresentação musical de uma estudante do Colégio Nossa Senhora de Lourdes e, logo após, presenteou os espectadores cantando à capela.

Além do Padre Fábio de Melo, o Programa +Vida também proporcionará mais encontros entre a família da Rede Piedade de Educação e nomes como Tande, Rossandro Klinjey, Dom Walmor, Padre Júlio Lancelotti, Marinete Moraes, Madre Teresa Cristina e Irmã Márcia Santiago.

Veja, abaixo, as sete perguntas que foram respondidas por Padre Fábio de Melo. As respostas podem ser conferidas no programa +Vida, disponível nos canais de YouTube dos colégios da Rede Piedade de Educação.

1. Afeto. O amor de Deus foi manifestado pelo afeto. Deus é misericórdia, é humano! Enfatizamos sempre este ensinamento no nosso dia a dia escolar. Qual sua indicação para percebermos melhor a presença diária de Deus? (Irmã Márcia Santiago – Diretora do INSP Flamengo, Rio de Janeiro/RJ)

2. Em tempos de pandemia, percebemos que a procura pela espiritualidade tem se intensificado. Nas nossas escolas, criamos até um comitê de apoio espiritual. O senhor percebeu este movimento também? Qual sua percepção? (Valéria Picorelli – Vice-diretora do INSP Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ)

3. No mês mariano, nossas escolas vivenciam a humanidade de mãe. A presença do colo de Maria, da mãe da piedade, se fez muito necessária no dia a dia que foi tão avassalador. O senhor pode falar um pouco da espiritualidade mariana? (Irmã Ribamar Mendonça – Diretora do Colégio Piedade – Congonhas/MG)

4. Muitos estudantes tiveram perdas neste momento que estamos vivenciando, perderam atividades, alguns perderam a convivência por um momento, tiveram que substituir o presente pelo on-line. Nosso fundador, Monsenhor Domingos nos ensinou a usar duas palavras: ânimo e coragem. E com elas enfrentamos as tristezas e as adversidades. Quais palavras o senhor deixaria para nós, os estudantes. (Laura Gonçalves – estudante do Colégio Piedade Belo Horizonte/MG)